segunda-feira, 5 de julho de 2010

PCH Apertadinho em Rondônia: consórcio é responsabilizado pelo rompimento de barragem


Pequena Central Hidrelétrica de Apertadinho, em Rondônia, que rompeu em 2008, foi investigada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

A responsabilidade é do consórcio formado pela Schahin Engenharia e Empresa Industrial Técnica (EIT). Os danos ambientais e o sofrimento de mais de duzentas famílias são consequências das falhas técnicas na construção e alterações no projeto, concluiu o relatório da comissão.

Agora o Ministério Público deve tomar as providências cabíveis. Não é possível considerar esse desastre como acidente; é omissão criminosa tanto por parte da fiscalização dos empreendedores como dos órgãos governamentais responsáveis pelo licenciamento. (TM)

2 comentários:

  1. Telma

    Já que voce fica rastreando as falcatruas e erros da bela engenharia barrageira brasileira, te passo uma outra pista. Na mesma temprada chuvosa de 2008 em que a barragem da "PCH" Apertadinho ruiu em Rondonia, uma outra barragem de "PCH" que em geral num tem nada de pequena, chamada Espora, no rio Corrente, Sudoeste de Goias, tambem ruiu, levando prejuizos a sitiantes e fazendeiros rio abajxo, destruindo uma ponte de uma rodovia estadual que até hoje não foi reconstruida. Detalhe picante: foi construida pela empreiteira emergente J. Malucelli, do Paraná, que é uma das sócias do Consorcio falcatrua que o governo inventou de ultima hora para "ganhar a licitação" da mega-usina Belo Monte, no rio Xingu. Malucelli, Schahim Cury, gente nova no ramo das usinas, mas com bastante experiencia em desastres e em escapar depois das obrigações de indenizar e reconstruir...
    Um abraço fraterno, e mande se benzer, voce tambem, junto com os rios brasileiros e os seus defensores!

    ResponderExcluir
  2. Querido Sevá,
    Obrigada pelo comentário. Espora já foi objeto de um artigo meu em junho de 2008.
    Hidrelétrica Espora: o desastre com o dinheiro público
    http://telmadmonteiro.blogspot.com/2008/06/hidreltrica-espora-o-desastre-com-o.html
    Beijos, Telma

    ResponderExcluir

Ferrogrão – soja no coração da Amazônia

Estudo Preliminar 3 - Ferrogrão e a Soja na Amazônia                                                        Imagem: Brasil de Fato   ...