Belo Monte: empresas interessadas recebem notificação extrajudicial

Foto: exame.abril.com.br

Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água 
Onze empresas que se mostraram interessadas na compra da parte da Bertin no Consórcio Norte Energia, responsável pela construção de Belo Monte, receberam notificação extrajudicial 
Uma notificação extrajudicial assinada por 17 entidades ligadas ao Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) foi enviada nesta terça, 22, às empresas Vale, Alcoa do Brasil, Arcelor Mittal Inox Brasil, Camargo Correa, China Three Gorges Corporation, CSN, EBX, GERDAU, State Grid, ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico Ltda. e Votorantim Energia. EssaS empresas  manifestaram interesse em participar do leilão de venda da parte da  Bertin no Consórcio Norte Energia AS (NESA).

 Na notificação, as empresas estão sendo  alertadas dos riscos financeiros associados às irregularidades no processo de licenciamento do  projeto  de Belo Monte.  “Essas irregularidades, em conjunto com entraves no funcionamento do judiciário brasileiro, provocaram o envio de petições ao sistema de direitos humanos da ONU e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)”, alerta a notificação.

O texto ainda chama a atenção  para as ações civis públicas que tramitam na justiça e que indicam “elevados riscos para o empreendedor, sobretudo em termos do atendimento de futuras obrigações legais com os custos de mitigação e compensação de impactos sociais e ambientais, assim como elevados riscos de reputação”.

Como base para estes alertas, a notificação recorreu ao relatório “Mega-Projeto, Mega-riscos: Análise de Riscos para Investidores no Complexo Hidrelétrico de Belo Monte”, publicado em janeiro de 2011.  

Danos à imagem

A notificação enfatiza, também, os impactos socioambientais que recairãosobre os povos indígenas e as populações tradicionais.  

 “uma campanha ampla e contínua de grande alcance nacional e internacional, realizada por entidades da sociedade civil, envolvendo protestos, denúncias e outras ações de grande repercussão junto à opinião pública, não apenas durante a construção do empreendimento, mas também nos anos seguintes, quando os impactos negativos de Belo Monte se concretizarão. Essa campanha persistente certamente trará conseqüências significativas para a reputação desta empresa, nas es feras nacional e internacional”.

Campanha no Twitter

As pressões sobre as empresas já começaram nesta terça. Com apoio de centenas de organizações, ativistas nacionais e internacionais, o Movimento Xingu Vivo para Sempre iniciou uma campanha na rede social Twitter com a mensagem “#Vale, #Gerdau, #ChinaStateGrid, #ThreeGorgesCorporation, #ThyssenKrupp, estamos de olho no seu apoio a #BeloMonte. #PareBeloMonte”.

O  movimento pretende que a campanha no Twitter e outras mídias sociais  se estenda durante toda a semana. Com isso as empresas devem ser pressionadas a recalcular os riscos  de uma possível  participação no projeto Belo Monte. Fonte: Xingu Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cordel da Energia